Blog

A revolução chamada E-Social

by Renato Ribeiro | Categoria Procedimentos | Outubro, 2016

Comente

A implantação do E-Social é algo discutido entre as empresas há alguns anos. A implantação do sistema já teve diversas alterações de cronograma, pelo impacto que irá causar na forma de trabalhar de todas as empresas.

Mudanças na cultura empresarial

Durante muito tempo as empresas se acostumaram a entregar as obrigações acessórias sempre posteriormente à movimentação realizada com o empregado. Por exemplo, após a admissão de um empregado, a informação só era transmitida, via CAGED, no dia 7 do mês subsequente. É exatamente essa cultura que terá que ser modificada com a entrada do E-Social.

Ações como a realização do exame admissional, a antecedência de 30 dias para a marcação de férias e para a emissão do aviso prévio serão validadas pelo E-Social, gerando penalidades e multas às empresas que não entregarem as informações dentro do prazo.

O E-Social validará admissão, demissão, afastamento, aviso prévio, férias, comunicação de acidente de trabalho, mudança de salário, obrigações de medicina do trabalho, folha de pagamento, ações judiciais trabalhistas, retenções de contribuições previdenciárias, imposto de renda retido na fonte, informações sobre FGTS. Tudo isso para substituir o envio de nove obrigações acessórias que o Departamento Pessoal da sua empresa necessita enviar.

Como e quando serão feitas essas mudanças?

Foi anunciada a prorrogação para Janeiro de 2018 da implantação para empresas com faturamento acima de 78 milhões de reais. Para as demais empresas, o prazo é Julho de 2018.

Parece muito tempo, não? Não se engane, não é.

O nosso check-list de atividades, que é validado com todas as empresas, já está vinculado a todas as mudanças culturais que o E-Social trará às empresas. Porque? Porque mudanças culturais precisam ser testadas.

Fazer isso de forma antecipada, já que uma das atividades necessárias, por exemplo, é a inserção de todo o histórico dos colaboradores no sistema, reduz os custos de implantação, possibilita um melhor teste das informações, reduz a probabilidade de erros e faz com que a empresa se adapte às alterações que virão, antes delas gerarem multas.

É assim que a Folha Legal trabalha para minimizar o impacto na forma de entregar as obrigações de sua empresa. Antecipando procedimentos, validando informações e orientando.

 

Contatos

  • Email: contato@folhalegal.com.br
  • Website: www.folhalegal.com.br
  • Telefone: +55 11 4509-7948
  • Celular: +55 11 99666-6564